Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de maio de 2011

CARTÓRIOS - SELO FISICO VAI SER SUBSTITUÍDO PELO SELO DIGITAL

O Sr. presidente do Sindicato dos Cartórios, Jeferson Miranda, informa nesta matéria, que o selo físico em papel, que é colado nos documentos,  vai ser substituído pelo selo digital.

O cidadão não tem acesso ao selo, e sim ao documento com a assinatura digital. Qualquer pessoa vai poder consultar a veracidade do ato em qualquer lugar do planeta, via internet, assim como ter acesso à documentos com essa assinatura digital.

O selo digital vai permitir ao cidadão que ele saiba o quanto pagou pelo ato praticado em cartório. Ele não vai precisar mais ir até o cartório para buscar o documento. O selo digital será impresso já no documento e vai reduzir custo com os selos, diminuir as filas nos cartórios e o tempo para se conseguir os atos em cartórios.

Lançamento oficial

O projeto piloto do selo digital já tem data marcada para começar sua implantação no Espírito Santo. A partir do dia 1º de junho, quatro cartórios da Grande Vitória vão começar a utilizar o novo selo. Antes disso, o lançamento oficial do projeto será realizado no salão do tribunal pleno, no Tribunal de Justiça, em Vitória, nesta sexta-feira (20), às 14h.

O selo digital vai substituir os impressos. Com a medida, todos os serviços prestados pelos cartórios capixabas poderão ser conferidos no site da Corregedoria Geral de Justiça, no endereço www.cgj.es.gov.br. A medida passará por um período experimental de 45 dias e logo depois deverá ser implantada em todos os cartórios do Estado.

A medida é um grande avanço para os cartórios capixabas. Com o selo qualquer pessoa, por meio do portal da corregedoria, poderá verificar um documento em 24h, apenas com o número do selo e o seu dígito verificador.


FONTE: gazetaonline.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor informar seu email para obter sua resposta.